TESTE RESPIRATÓRIO PARA SIBO
O que é Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado?
É um exame não invasivo que por meio da mensuração dos níveis de hidrogênio (H2) do ar expirado, permite avaliar a má absorção de carboidratos, diagnosticar o supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO) e determinar o tempo de trânsito orocecal.
Como é realizado?
É um exame estritamente respiratório, onde o paciente assopra por um bocal descartável acoplado ao equipamento que faz a leitura do resultado. Na véspera do exame será necessária uma dieta específica. Antes de iniciar o exame propriamente dito, será colhido um primeiro sopro. A seguir, será ofertado um líquido com o substrato do seu teste. Cada tipo de exame tem um substrato específico, portanto, não pode ser realizado mais de um teste por dia.
As coletas de sopro seguirão os intervalos definidos para cada protocolo e você será questionado se sentiu algum sintoma durante os intervalos (gases, eructação, inchaço, cólicas ou desejo de evacuar).
Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame?
No ato da marcação informe todos os medicamentos de uso recente e/ou contínuo. É proibido fumar, praticar atividade física e usar de goma de mascar no dia do exame.
Você não pode ter feito uso de antibióticos 30 dias antes do exame (qualquer tipo). Também não é permitido o uso de procinéticos (Peridal, Motilium, Digesan), laxantes (Tamarine, Lactulona), probióticos (Prolive, Provance, Floratil) ou suplementação com fibras (Metamucil, Benefiber, Plantaben) por 1 semana antes do teste.
Como não pode fazer uso de laxantes 1 semana antes do teste, o paciente não pode ter realizado colonoscopia ou outro exame que utilize preparo do intestino nesse período.
Pacientes diabéticos devem consultar seu médico assistente sobre o controle da glicemia antes de realizar o teste.
Na véspera do exame, antes de dormir, escovar dentes e fazer bochecho com enxaguante bucal sem álcool e repetir bochecho no dia seguinte após escovação pela manhã.
No dia para o exame, levar a documentação de identidade e o pedido do seu médico. Não é necessário vir com acompanhante.
Qual o preparo para o exame?
Para realização do exame é necessário que você faça dieta não fermentativa na véspera e permaneça em jejum completo por 10 horas antes do procedimento. Esta dieta é fornecida junto ao preparo do procedimento.
Se houver necessidade do uso de alguma medicação de prescrição habitual antes do exame (por exemplo: anti-hipertensivos), você pode tomá-la com água ou levá-la para tomar após o exame. A maioria das medicações de uso contínuo pode ser postergada para após o exame.
Caso você seja diabético, marque o exame para o horário mais cedo possível e deixe para fazer uso de insulina ou dos hipoglicemiantes orais após o exame e próximo à primeira refeição do dia.
Antes do exame, é necessário o preenchimento da ficha de admissão. O médico estará disponível para explicar o procedimento e responder às suas perguntas, sanando todas as suas dúvidas.
O que acontecerá durante o exame?
Dependendo se seu exame for positivo ou não, você poderá sentir gases, cólicas, desejo de evacuar e até diarréia. Geralmente os sintomas são leves mas, raramente e dependendo do grau de intolerância ou supercrescimento bacteriano você pode apresentar desconforto intenso.
A duração média do procedimento é de 90 minutos para o supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO) e 180 minutos avaliar a má absorção de carboidratos (intolerância à lactose, frutose, frutano, sacarose, xilitol, sorbitol).
Durante o estudo você permanecerá em jejum. Não poderá fumar ou dormir.
O que devo fazer após o procedimento?
Após o exame, você poderá voltar a sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações, a menos que o médico tenha fornecido alguma orientação especial, devendo evitar alimentos gordurosos ou excesso de carboidratos. É recomendado beber líquidos.
Medicamentos sintomáticos podem ser usados se apresentar qualquer desconforto (Luftal, se gases; Buscopan se cólicas, Vonau se náuseas e Floratil se diarréia).
O resultado do exame deve ser interpretado de acordo com sua história clínica e exame físico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais habilitado para orientá-lo em relação ao diagnóstico encontrado e o tratamento da sua doença. Se necessário, o médico que realizou o procedimento poderá entrar em contato direto com ele.
NOTA IMPORTANTE: Estas informações pretendem apenas fornecer indicações gerais, não substituindo o aconselhamento médico definitivo. É essencial que discuta com o seu médico acerca da sua condição clínica específica.
Fonte: Manual prático do Teste Respiratório do hidrogênio expirado
TESTE RESPIRATÓRIO DO H2 EXPIRADO – PREPARO – DIETA NÃO FERMENTATIVA
INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
- Jejum de 10 horas (somente água e medicações de rotina liberadas).
- Trazer pedido médico, documentos pessoais e exames anteriores.
- Chegar 20 minutos antes, não é necessário vir acompanhado.
- Serão colhidas diversas amostras do ar expirado durante o exame. Permanência do paciente poderá ser de até 3 horas.
- Proibido fumar, praticar exercício e uso de goma de mascar no dia do exame.
- Não pode estar fazendo uso de antibióticos 30 dias antes do exame (qualquer tipo).
- Não pode ter feito uso de procinéticos (Ex. Peridal, Motilium, Digesan), laxativos (Ex. Tamarine, Lactulona), probióticos (Ex. Prolive, Provance, Floratil) ou suplementação com fibras (Ex. Metamucil, Benefiber, Plantaben) até 1 semana antes do teste.
- Não pode ter feito colonoscopia, enema opaco ou qualquer outro exame do intestino até 1 semana antes do teste.
–>Pacientes diabéticos devem consultar seu médico assistente sobre o controle da glicemia antes de realizar o teste.
Véspera do Exame: DIETA ESPECIAL (anti fermentativa): (Adultos e crianças não lactente): Café da manhã e lanches:
- Leite de soja (Ades), pão francês sem o miolo, torrada sem glúten, biscoito de arroz, ovo quente,
cozido ou mexido, peito de peru e tapioca. LEITE E DERIVADOS NÃO SÃO PERMITIDOS.
Almoço:
- Alimentos permitidos: uma porção de frango ou peixe grelhados; ovo quente, cozido ou mexido; legumes (batata, chuchu, abobrinha); uma porção de arroz branco ou macarrão sem glúten ou macarrão de arroz. Pode usar azeite e sal.
Jantar – 12 horas antes do exame (2 horas antes de deitar):
- Alimentos permitidos em pequena quantidade: uma porção de frango, peixe ou ovo cozido ou mexido, uma porção de arroz branco; Pode usar azeite e sal.
ALIMENTOS PROIBIDOS 24 horas antes do exame:
- Não comer queijo e derivados lácteos.
- Não beber sucos, refrigerantes, café, chás, bebidas esportivas, água com gás, bebida alcoólica.
- Não usar mel, açúcar ou adoçante artificial.
- Não comer gorduras ou frituras.
- Não comer repolho, couve, brócolis, espinafre, cebola, alho e temperos artificiais.
- Não comer doces e frutas.
- Não comer macarrão, feijão, lentilha, verduras cruas, aveia, linhaça (alimentos ricos em fibra)
Antes de dormir, escovar dentes e fazer bochecho com o enxaguante bucal sem álcool e repetir bochecho no dia seguinte após escovação pela manhã.